7 campeões de audiência do 30dePassagem comentam seus posts viajeiros!

Por Maurício Kanno

Passado meio ano deste projeto, vamos ver quais foram os posts de maior audiência e repercussão do site, e saber o que seus autores têm a dizer sobre eles!

Em termos geográficos, tivemos do exterior Alemanha e Portugal, na Europa; além da Índia, na Ásia. No Brasil, além de um post sobre caminhos pelo Brasil em geral, entrou São Paulo (SP), Curitiba (Paraná) e Manaus (Amazonas)!

E mais que isso, como esses lugares foram abordados? O post líder absoluto foi sobre mudança definitiva de país; o segundo, muito surpreendentemente, falou sobre um bairro da periferia paulistana!

Seguiram-se um post sobre caminhos a pé pelo Brasil; e um depoimento de uma cadeirante numa cidade frequentemente elogiada (mas a experiência da autora não foi lá tão boa).

Para terminar, tivemos Ovar, uma cidadezinha desconhecida de Portugal, país europeu não muito badalado; e um post bem crítico sobre uma experiência de um mês na Índia.

  • São os três campeões de 2017:

Mudar de vez: Os brasileiros da Alemanha (Por Paula Dassie) – 729 visitas

São Mateus, Zona Leste de São Paulo (Por Thina Curtis) – 136 visitas

Caminhos da vida – Uma viagem interior (Brasil) (Por Márcio Gomes Moreira) – 67 visitas

  • São os quatro campeões de 2016 (dois empatados no terceiro lugar):

Rodando por Curitiba (Por Ana Kafray) – 67 visitas

Floresta Amazônica e o reforço dos estereótipos (Manaus) (Por Ângela Teberga) – 66 visitas

Ovar, uma lindeza de Portugal (Por Evely Reyes Prado) – 65 visitas

Decifrando um código antigo – Índia (Por Janaína Reis Malagoli) – 65 visitas

=====

[Desconsiderei apenas quanto à audiência a página inicial do blog, a página da equipe/cronograma e a de introdução geral sobre o projeto, pois elas têm maior destaque mesmo sempre e servem para apresentar o blog/site como um todo.]

=====

2017

Mudar de vez: Os brasileiros da Alemanha

Por Paula Dassie – 729 visitas

dassie

1) Maurício Kanno: Por que acha que esse texto especialmente acabou sendo campeão de audiencia no site?

Paula Dassie: Além de ser uma questão muito atual, mudar de país em definitivo mexe com sentimentos que só quem vive isso consegue explicar. Acredito que através desse texto eu tenha conseguido tocar de maneira íntima e, paradoxalmente, abrangente nesses sentimentos.

Ao ato de deslocar-se pelo mundo, de sair da zona de conforto, de viajar, subjaz um profundo autoconhecimento. Muitas pessoas se identificaram com isso e se emocionaram, o que gerou compartilhamentos. Como mencionei no texto: nós, brasileiros morando no exterior, onde quer que seja, somos uma grande família.

2) MK: O que significa pra você como viajante e blogueira que tenha conseguido esse feito, num site com tantos autores (uns 20)?

PD: Para mim foi uma surpresa! E um sopro de esperança em relação à leitura. Nunca acreditei que “as pessoas não leem mais…”. Esse tipo de generalização não funciona, é coisa antiga. As pessoas leem, sim. Basta saber como chegar até o coração do seu público.

*

São Mateus, Zona Leste de São Paulo

Por Thina Curtis – 136 visitas

sao mateus

1) MK: Por que acha que esse texto especialmente acabou sendo vice campeão de audiência de 2017 no site?

Thina Curtis: Para mim foi uma surpresa, até pelo tema ser muito simples pensando em turismo, creio que foi essa simplicidade, esse tipo de entretenimento que não é tão conhecido pela maioria das pessoas, principalmente por ser em periferia onde a maioria acredita que só exista criminalidade e miséria.

2) MK: O que significa pra vc como ativista cultural, viajante e blogueira que tenha conseguido esse feito, num site de viagens (incluindo destinos tão fantásticos e luxuosos ou distantes como Paris, Austrália e Japão) e com tantos autores (uns 20)?

TC: Puxa! foi um convite que adorei logo de cara por ser algo que eu adoro, eu tenho uma coluna sobre dicas de turismo no meu fanzine Spell Work e adoro escrever e comentar sobre isso.

E para mim mostra quantas possibilidades incríveis temos as vezes tão próximo e desconhecemos. Creio que tudo que envolva arte, cultura é um chamariz natural, as pessoas querem conhecer, saber agora de verdade eu não sei como consegui esse feito rs.

*

Caminhos da vida – Uma viagem interior (Brasil)

Por Márcio Gomes Moreira – 67 visitas

VLUU L100, M100  / Samsung L100, M100

1) Acredito que quem leu conseguiu sentir a emoção de se fazer um caminho ou tem vontade de passar pela experiência. Quem nunca teve vontade de sair andando por aí? Muitos leitores devem ter se identificado com esse sonho de liberdade… E as fotos também devem ter ajudado na audiência rsrs

2) Muito significativo pra mim além de servir como incentivo para escrever mais. Todas experiências compartilhadas no blog são lindas e só me dão mais e mais vontade de conhecer cada pedacinho desse nosso planeta. Quero poder transmitir esse sentimento de empoderamento interior, esse sentimento de liberdade, “eu quero eu posso”, convidar a todos para que simplesmente “permitam-se vivenciar intensamente essa experiência chamada VIDA”.

***

2016

Rodando por Curitiba

Por Ana Kafray – 67 visitas

rodando curitiba

Me sinto feliz em poder dividir com as pessoas um pouco das minhas experiências Acho que o que chamou a atenção foi o fato de ser escrito por mim que sou cadeirante, e além das pessoas terem curiosidade sobre minha vida, muitas pessoas tb por necessidade própria querem saber como um cadeirante se vira nessas horas de viagens e afins.

Um dia eu pretendo voltar a Curitiba. Mas nunca mais dirigindo hahaha… Fica muito cansativo.

*

Floresta Amazônica e o reforço dos estereótipos (Manaus)

Por Ângela Teberga – 66 visitas

floresta amazonica

1) Tenho a impressão (não saberia confirmar em números) que está aumentando a quantidade de pessoas interessadas em conhecer o destino turístico para além do que é vendido em campanhas promocionais (públicas e privadas, de agências, por exemplo). É uma tendência que vem sendo chamada de Turismo de Experiência. Embora muitos já o praticavam, agora a academia e o mercado “criaram” esse segmento.

2) Está sendo minha primeira experiência em blogs de viagem. É um gênero textual diferente do que estou acostumada. Posso ficar mais livre para escrever sem a preocupação que um texto científico exige. De toda forma, pela minha formação na área, escrevo com um maior preciosismo em relação à terminologia técnica e com um maior cuidado para não escorregar em esteriótipos e críticas superficiais.

*

Ovar, uma lindeza de Portugal

Por Evely Reyes Prado – 65 visitas

ovar

1) Bem, em primeiro lugar, é para mim uma grande honra fazer parte deste blog com tanta gente boa e competente, e eu só tenho a agradecer a todos e em especial ao Mauricio Kanno, que foi quem me proporcionou esta alegria. Não sei quais foram os dois primeiros lugares, mas claro que me sinto muito feliz pela conquista do terceiro. Não estamos aqui participando de competições entre nós, porque o interesse maior é apresentar as impressões que tivemos diante dos lugares visitados, pelo olhar de cada um e seu particular jeito de ver a vida.

Ovar é linda por si só e tem um encanto único por sua simplicidade. Talvez o meu amor pela cidade e pelas pessoas com as quais convivi tenha feito reluzir o texto de maneira diferente e flechado o coração de quem o leu. Só posso ficar ainda mais contente, porque amo Ovar.

2) É uma imensa alegria apresentar Ovar a quem não conhece e mais ainda por ser uma cidade de Portugal, que é um país lindíssimo, não tão famoso e concorrido como os demais da Europa, mas com lugares maravilhosos e deslumbrantes. Está sendo descoberto e há muito para mostrar e encantar o turista que aqui chega. Eu fico extremamente contente pela oportunidade e pela conquista, e acredito que as pequenas cidades têm esse charme pelos próprios moradores que ainda preservam sua autenticidade e enxergam a vida de uma maneira mais natural diante da proximidade com a Mãe Natureza. A vitória é de Ovar e de seus habitantes.

*

Decifrando um código antigo – Índia

Por Janaína Reis Malagoli – 65 visitas

india

1) Creio que as pessoas gostam de saber mais a respeito da rotina e costumes em outras culturas o que não é tão comum quando se escreve a respeito de viagens.

2 ) Me traz grande satisfação ver que consegui transmitir um pouco do que vivi neste mês intenso que passei na Índia, que os leitores também têm interesse em se conectar com a realidade de outras culturas e não apenas viajar para conhecer pontos turísticos, seja presencialmente ou via leitura.

Deixe um comentário